Muito se tem falado nos últimos tempos de catástrofes naturais, guerras e com cenários apocalípticos.
No entanto, temos assistido a um aumento destes fenómenos um pouco por todo o mundo, independentemente das razões que os motivam: aquecimento global, efeito estufa, deficiente ordenamento do território, entre outros.
Mesmo em Portugal existem registos destes fenómenos, desde o trágico terramoto de 1755 seguido de um tsunami com consequências devastadoras, até aos nossos dias com fenómenos de menor gravidade como tornados na zona de Santarém e do Oeste e situações de cheias um pouco por todo o País.
Na Madeira chuvas intensas provocaram enxurradas com vítimas mortais e nos Açores são conhecidos os bastantes episódios de abalos sísmicos com consequências devastadoras.
A nossa sociedade é assim confrontada com a necessidade de estar preparada para uma Emergência provocada por uma catástrofe Natural, tecnológica ou outra.
Temos evoluído em termos de Estrutura de Proteção Civil, em Planeamento de Emergência ao nível das Empresas e Instituições, mas há ainda um longo caminho ao nível das estruturas familiares e comunitárias.
Sabendo que numa situação de Emergência provocada por uma catástrofe, os meios disponíveis para o socorro estarão ocupados com as situações mais grave e que obedecem a um Plano de Intervenção próprio, fica evidente a necessidade de uma maior capacidade de atuação ao nível da Sociedade Civil.
Assim sendo, é importante que cada vez mais o foco esteja nas famílias e nas comunidades locais como estruturas de apoio e reforço da Proteção Civil. Só com uma sensibilização e um programa de treinos estruturado e regularmente testado, podemos garantir a segurança daqueles que nos são mais queridos.

Assim foi criado o Programa “UM DIA FAZ A DIFERENÇA”, iniciativa que se destina a cidadãos preocupados com a segurança das suas famílias e comunidades e que estão empenhados em ter uma experiência e um treino eficaz no Planeamento de Emergência Familiar e Comunitário. Esta Ação tem a duração de 1 dia e em que todos os elementos da família e comunidade são convidados a participar.
Com conteúdos direcionados para os adultos e também para os mais jovens, este Programa visa a preparação teórico-prática para uma situação de emergência em que cada um sabe qual a sua função e em que avós, pais, filhos, netos, vizinhos, parentes e amigos aprendem a organizar a sua atuação perante uma situação de catástrofe.
Acreditando que o todo é maior que a soma das partes e que é com esta energia que nos tornamos seres humanos ainda melhores, deixamos o convite a participar nesta iniciativa e a passar um dia diferente… UM DIA FAZ A DIFERENÇA NA NOSSA PREPARAÇÃO... UM DIA FAZ A DIFERENÇA NA NOSSA VIDA!